Quem perdeu título ou teve o documento extraviado deve pedir reimpressão.
Pedido pode ocorrer em qualquer cartório, mesmo fora do domicílio eleitoral.
Pedido pode ocorrer em qualquer cartório, mesmo fora do domicílio eleitoral.
Os eleitores têm até a próxima quinta-feira (23) para solicitar a segunda via do título de eleitor. A partir deste ano, o uso do título será obrigatório da hora de votar juntamente com um documento oficial com foto - até as últimas eleições, era permitido votar com apenas um dos documentos.
A exigência dos dois documentos está descrita na lei 12.034/2009, conhecida como a minirreforma eleitoral -- clique aqui para ver. Entre outras questões, essa lei introduziu regras para campanha na internet e determinou a impressão do voto eletrônico a partir de 2014.
De acordo com a Justiça Eleitoral, é permitido pedir a segunda via em qualquer cartório eleitoral do país, mesmo fora do domicílio do eleitor. Para obter a segunda via, é preciso levar documento oficial com foto.
Os documentos oficiais aceitos pela Justiça Eleitoral, tanto para retirar a segunda via do título como para votar, são: documento de identidade, identidade funcional, carteira profissional, carteira de motorista, certificado de reservista ou passaporte. A Justiça Eleitoral destaca que certidões de nascimento ou casamento não são aceitas em nenhum dos casos.
Só pode pedir segunda via quem já requereu até 5 de maio a inscrição eleitoral.
Em alguns cartórios, a reimpressão é feita na hora. O prazo final para os cartórios entregarem a segunda via para quem pediu o documento é 2 de outubro, véspera do primeiro turno da eleição.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estão aptos para votar 135,8 milhões de eleitores neste ano.
Mensagem
Por conta da campanha "Eleições Limpas", parceria entre o TSE e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), eleitores estão recebendo nesta semana mensagens SMS sobre o prazo para solicitar a segunda via do título de eleitor
Mensagem sobre prazo enviada a eleitores em
parceria do TSE com AMB (Foto: Reprodução / G1)
parceria do TSE com AMB (Foto: Reprodução / G1)
Conforme o TSE, somente clientes da operadora Vivo recebem as mensagens. Trata-se da terceira mensagem enviada por meio da parceria: as outras abordaram a importância do voto consciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário