Os países do BASIC (Brasil, África do Sul, Índia e China) já realizaram ao longo de 2010 diversas reuniões para tentar chegar a um consenso que permita a elaboração de uma proposta comum para a redução das emissões de gases provocadores do efeito estufa pelos países em desenvolvimento. A última reunião do BASIC aconteceu no final de julho, aqui no Rio de Janeiro, mas uma vez mais os representantes governamentais não conseguiram formalizar uma proposta única a ser levada à próxima reunião de cúpula da ONU sobre o Clima, programada para acontecer em dezembro em Cancun (México).
O relatório divulgado pelo IPCC em 2007 mostra claramente que o aquecimento global está sendo agravado pelas “atividades econômicas, políticas e atitudes assumidas pelos seres humanos”. Os cientistas consideram que a redução das emissões globais tem que ser de no mínimo 50% até o ano de 2050, para que o aumento da temperatura do planeta até o ano de 2100 fique abaixo dos dois graus centígrados, considerado o limite máximo antes do colapso climático.
Os habitantes do planeta Terra não podem mais esperar para começar a combater efetivamente o aquecimento global! Com Marina Silva na Presidência da República e Ivan Marcelo na Câmara dos Deputados, o Brasil vai avançar em seu papel de protagonista na adoção de políticas de adequação e enfrentamento às mudanças climáticas! Motivados pela gravidade e urgência deste momento e cientes dos impactos locais e regionais sobre o Brasil, Marina e Ivan entendem que uma abordagem séria dos desafios climáticos implica na vinculação da temática ambiental nas várias políticas setoriais dos três níveis de governo, nos programas e projetos de iniciativa privada e nas ações de toda a sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário